Visando a preservação do “Bem mais precioso para a vida, a água”, a Associação investe em infraestrutura, automação e fiscalização, para ter um controle maior sobre a sua rede de abastecimento.
Ainda que a média geral de perdas de água na área de atuação da Associação não sejam altas, monitorar eventuais perdas para uma pronta atuação na correção das anomalias é objetivo permanente.
Os principais fatores por perdas de água são os vazamentos na rede de abastecimento, vazamentos na instalação interna dos associados, problemas de medição com hidrômetros antigos, ligações clandestinas (gatos), etc.

Foto: Sara Ávila/Informativo Regional
- MACROMEDIDORES. O investimento consiste, na instalação de macro medidores em pontos de controle da rede, a qual está segmentada em setores. Estes estão conectados no CCO-Centro de Controle Operacional, tendo assim a informação da vazão contínua de cada segmento de rede e constatação de ciclos anormais. Bem como o comparativo com a água entregue aos consumidores.
- SENSORES DE PRESSÃO. Na sequência serão instalados sensores de pressão da rede em vários pontos de controle da rede, que servirão para a constatação imediata de situações anormais de falta de pressão. Estes sensores igualmente estarão conectados ao CCO.
- HIDRÔMETROS DESGASTADOS PELO USO. Também está em andamento a substituição gradual e constante dos hidrômetros antigos. Estes via-de-regra com o decorrer do tempo passam a medir quantidade menor do que é a real que passa pela medição, em função do desgaste do mecanismo interno.
- LIGAÇÕES CLANDESTINAS. Ainda que seja crime e passível de multas e punições amparadas tanto pela legislação referente ao abastecimento, bem como pelo Estatuto e Regimento Interno da Associação, frequentemente tem casos de ligações clandestinas, gatos e outras formas de tentar burlar o real volume que passou pelo hidrômetro para a propriedade do consumidor.
- ENQUADRAMENTO DO FURTO DE ÁGUA. Uma vez apuradas estas situações os infratores são chamados para o acerto, o que consiste em multa e o enquadramento no regimento interno para o pagamento pela infração. Caso seja caracterizado o furto de água, é feita a documentação adequada do caso e realizado o Registro de Ocorrência Policial. A partir deste registro o infrator terá que tratar de sua situação na justiça.
- DENUNCIAR IRREGULARIDADES. A Associação pede que os associados fiquem atentos para que comuniquem qualquer caso de perda de água que possa estar acontecendo, vazamentos, ligações clandestinas, gatos de água etc., e avisem pelo telefone (51) 99880-1857 ou ainda presencialmente no escritório da entidade, para que sejam tomadas as devidas providências.